Sobre o Centro Cultural

O Centro de Cultural coordena as actividades extracurriculares de cariz cultural. Estimula a produção e usufruto dos bens culturais de estudantes, docentes e quadro não docente, apoiando e fomentado também iniciativas próprias. Adicionalmente promove uma reflexão crítica do conhecimento, numa prespectiva intercultural e numa metodologia interdisciplinar, partindo dos valores de outras culturas como instrumento de desenvolvimento dos indivíduos, dos grupos e das sociedades.

 

Activo em diversos domínios têm particular relevo as exposições de artes plásticas, muitas das quais são pretextos para a realização de workshops ou visitas guiadas. Pintura, escultura, gravura, fotografia, artes aplicadas têm merecido sucessiva atenção.

 

Várias tertúlias literárias e debates temáticos de problemas de actualidade constituem a mais antiga tradição das actividades culturais do ISPA, cuja continuidade se pretende assegurar e para as quais se aceitam sugestões fundamentadas.

 

O cinema também não é esquecido. Um cineclube activo semanalmente durante o ano-lectivo procura chamar a atenção para grandes clássicos da história da chamada “7ª arte”.

 

Também regularmente, realizam-se concertos de música de câmara e instrumentais em colaboração com a Academia de Amadores de Música, em que se têm apresentado jovens músicos de qualidade já firmada com particular destaque para a constituição e actividade regular do grupo de teatro dÍSPAr, cuja filosofia passa pela formação e pela investigação teatral, sobretudo em áreas limítrofes entre a psicologia e o teatro. Nesse âmbito, tem realizado cursos de formação e espectáculos regularmente, a par com a projecção e debate de filmes e documentários e a promoção de idas a espectáculos em cena, seguidos de debate com actores, encenadores e restantes equipas ligadas às produções.

 

No plano intercultural relevam-se:

 

- as atividades de dinamização de Voluntariado Universitário, realização de acções de formação no âmbito do voluntariado; gestão e desenvolvimento de projectos; formação geral para o voluntariado e formação de formadores para o voluntariado.

 

- o projecto de Intercâmbio com Universidades Brasileiras e do espaço africano lusófono, selecionando de estudantes; supervisando estágios e dissertações, dinamizando Colóquios, Mesas Redondas e Conferências sobre Interculturalidade. 

 

- a publicação das Conferências, Mesas Redondas e Seminários, revisão de textos, o apoio e supervisão à paginação e impressão dos textos relacionados com a temática da interculturalidade. 

 

Partenariado Externo:

» Presidente do Centro Cultural Matalana: Valente Ngwenya Malangatana, Moçambique.

» Senador Federal João Capiberibe. Macapá, Brasil

» Deputada Janete Capiberibe. Macapá, Brasil

» Professor Nilson Louzada. São Paulo, Brasil

» Instituto Superior Politécnico e Universitário, Moçambique

» Universidade Federal do Amapá, Brasil

» Universidade de Brasília, Brasil.

» União Nacional de Escolas Família Agrícola, Brasil.

» Instituto de Mulheres Negras do Amapá, Brasil.

 

Voluntariado: 

Colaboram com o Centro Cultural estudantes finalistas voluntários dos ciclos de estudo de licnciatura e mestrado do ISPA que apoiam a progressão do pluralismo cultural, enquanto conceito e prática ética e de cidadania.

 

 

Horários e Contactos

Dias da semana

das 09:00h às 19:00h

 

Morada: Rua Jardim do Tabaco, nº34 1140-041 Lisboa

 

Telefone: 218 811 700

Fax: 218 860 954

 

E-mail: centro.cultural@ispa.pt